A Spaan faz parte da Coordenação do Colegiado do Fórum Municipal do Idoso de Porto Alegre que é um espaço  permanente da sociedade civil organizada, comprometida com a implantação, implementação, cumprimento e defesa do Estatuto do Idoso e legislação pertinente às três esferas de governo. Conversamos com a Assistente Social, Roselaine Aguirre, que junto com o Gerente Técnico  Luiz Niederauer representam a Spaan na Coordenação para saber mais sobre a importância desse espaço.

 

  1. Qual a importância para a Spaan ao fazer parte da Coordenação do Colegiada do Fórum Municipal do Idoso de Porto Alegre?

 

   Fazendo parte dessa coordenação podemos contribuir com as discussões de Políticas Públicas para a cidade de Porto Alegre, já que temos experiência no atendimento ao idoso em ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos).   

  1. O Fórum do Idoso adota os princípios, diretrizes e linha de ação do Estatuto do Idoso e a aceitação destes princípios é condição para o credenciamento das entidades do Fórum. Quais são esses pontos e como eles são aplicados na Spaan?

 

Trabalhamos de forma que possamos garantir direitos aos idosos acolhidos como preconiza a Legislação do Idoso. Proporcionamos aos moradores qualidade de vida em vários aspectos como: saúde, lazer, alimentação saudável, atenção e afeto, autonomia e respeito acima de tudo.

  1. O Fórum do Idoso é um espaço comprometido com a implantação, implementação, cumprimento e defesa do Estatuto do Idoso e legislação pertinente às três esferas de governo. Você pode exemplificar medidas práticas ou reflexos na qualidade de vida dos idosos?   

 

Alguns exemplos são: a efetivação de inclusão social dos idosos e políticas que permitam prevenir preconceitos; extinguir a falta de valores que é dada a essa população vulnerável, objetivando um envelhecimento de qualidade; a importância da participação municipal na elaboração de Políticas Públicas, desencadeando competência e habilidades e o reconhecimento desta população no Município de POA.

 

  1. Por que a Spaan acredita na importância desse espaço de discussão e defesa do Estatuto do Idoso?  

 

A Spaan acredita neste espaço por entender que o Estatuto do Idoso é uma grande vitória. No entanto, nem tudo se resolve com a criação de normas jurídicas. Aliás, poucas situações são resolvidas desta forma. O respeito ao idoso é um problema social. Passamos por todo um processo de conscientização humana e valorização do ser humano que muito já contribuiu e, ainda poderá contribuir se for dada a ele oportunidade, respeito e amor. Mais do que respeitar um estatuto, o ser humano tem que aprender a respeitar outro ser humano.

Spaan faz parte da Coordenação do Colegiado do Fórum Municipal do Idoso de Porto Alegre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *