Fundada em 21 de agosto de 1931 pelo Rotary Clube Porto Alegre, a Spaan realiza um trabalho dedicado a proporcionar uma velhice digna, com conforto, atenção e qualidade de vida aos seus moradores.

A Spaan é administrada por representantes do Rotary Clube Porto Alegre Norte e conta em sua estrutura com duas gerências, uma administrativa e uma técnica; mais uma equipe de secretaria, sendo a manutenção da estrutura administrativa e operacional feita, principalmente, através de colaboração da comunidade, empresas parceiras e grupos de serviço.

Médica, enfermeira, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista, podóloga e assistente social são  responsáveis por coordenar equipes de funcionários e voluntários que trabalham para dar qualidade de vida aos idosos da Spaan. São oferecidas diversas atividades de entretenimento, lazer, salão de beleza, artesanato, alfabetização, reciclagem de leitura, entre outras, com o objetivo de fortalecer a auto-estima e a auto-confiança dos residentes da casa.

A Spaan possui três pavilhões em mais de 4.000 m² de área construída, compreendendo três refeitórios, cozinha e lavanderia industrial, câmara fria de alimentos, estoque de alimentos, gabinetes médico, ginecológico e odontológico, farmácia, sala de nutrição, sala de assistente social, gabinete de psicologia, sala de fisioterapia, seleção de roupas, biblioteca, salão de festas, salão de jogos, capela ecumênica e amplas áreas jardinadas.

Missão
Prestar auxílio, serviço e assistência, sem distinção de raça, cor, sexo ou religião, a idosos em vulnerabilidade social.

Visão
Tornar-se, nos próximos dez anos, referência estadual no atendimento ao idoso, caracterizando-se como canal para diversos seguimentos da comunidade interessados no auxílio aos necessitados.

Valores
Solidariedade
Responsabilidade
Respeito

Objetivo
Acolher o maior número possível de idosos, proporcionando-lhes abrigo, proteção e qualidade de vida.